Porque trocar alimentos processados por orgânicos

organicos2

Alimentos processados são ricos em açúcar em sua concentração, até mesmo os salgados, pois neles o açúcar é adicionado para controlar o sabor e a conservação.

A ingestão excessiva de açúcar é considerada o principal problema da causa do aumento de casos de diabetes tipo II e obesidade em todo o mundo. A mistura de gordura, sal e açúcar é viciante.

Os alimentos processados, como wafers, biscoitos, bolachinhas recheadas, e outros tipos de doces, são uma mistura perigosa de gordura hidrogenada, sal e açúcar. Esses três ingredientes juntos funcionam como um grande estimulante ao nosso cérebro, nos incentivando a consumir cada vez mais.

Essa mistura é responsável por alterar a concentração de açúcar e gordura circulante no nosso sangue, elevar a pressão arterial e aumentar os riscos de inflamação, causada especialmente por quadros de obesidade.

Alimentos processados utilizam poucos ingredientes naturais em sua formulação, e a falta desses ingredientes diminui a concentração de vitaminas, minerais e de fibras alimentares.

As fibras são comumente encontradas em produtos naturais como os cereais, verduras e frutas. A falta da ingestão destas fibras alimentares prejudica o funcionamento do nosso intestino, afeta a sensação de saciedade e pode atrapalhar o controle da glicemia e do colesterol circulante no sangue.

Os alimentos processados são ricos em produtos químicos como conservantes, flavorizantes, corantes, pesticidas e muitos outros, a ingestão a longo prazo desses produtos químicos podem levar a problemas com ciclos menstruais em mulheres, queda de cabelo, desenvolvimento de lesões cutâneas, alergias e até o desenvolvimento de tumores.

Os alimentos orgânicos tem cerca de 88% mais nutrientes do que os industrializados, nutrientes como ferro, zinco, selênio, etc., são fundamentais se manter saudável. Na agricultura orgânica os produtos são cultivados em harmonia com a terra, para que o solo permaneça vivo com bactérias benéficas em um ecossistema que gira culturas e não esgotam os minerais do solo.

Estima-se que 85% dos agrotóxicos registrados não foram devidamente testados por sua capacidade de causar câncer. Além disso, ao ingerir alimentos ricos em substâncias tóxicas, uma gestante tem 70% de chances de ter problemas no desenvolvimento da criança e 93% de chance de causar mutações genéticas.

Para fugir dos problemas causados pela ingestão de alimentos processados é preciso criar o hábito de preparar alimentos preferencialmente de feiras orgânicas ou até mesmo de feiras convencionais, onde o consumidor pode perguntar diretamente ao produtor sobre a procedência e método de cultivo. Em supermercados ou lojas de produtos naturais também podemos encontrar diversos alimentos orgânicos, como açúcar, arroz, feijão, legumes, etc. Cabe a nós cuidarmos da nossa alimentação e da alimentação da nossa família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *