Sistemas de aquaponia equilibrium

Aquaponia é uma técnica milenar de cultivo de vegetais sem uso de solo, como na hidroponia, em combinação com a criação de peixes, a conhecida aquicultura ou piscicultura.
Os peixes produzem a amônia, da qual um grupo de bactérias benéficas o transforma em nitrito. Outro grupo de bactérias benéficas transformam o nitrito em nitrato, o qual servirá de alimento para as plantas. Este é o ciclo aquático do nitrogênio !
Colocando de maneira simples, os peixes e minerais presentes na água auxiliam na nutrição das plantas, as quais mantém a água em boas condições para os peixes. Usando de forma adequada este sistema, a sociedade se beneficia de plantas orgânicas e proteína de qualidade para sua alimentação e segurança nutricional !
Técnicas de Aquaponia podem ser realizadas em aquários,
tanques, lagos e represas, respeitando-se as dimensões e proporções entre peixes, plantas, água e nutrientes. Nesta simbiose entre peixes e plantas não é preciso a troca ou descarte da água e, com o passar do tempo, o sistema fica mais maduro e melhor, haja vista maior quantidade de minerais e matéria orgânica presente no sistema.
Diante dos fatos acima citados, a prática do cultivo em aquaponia torna-se uma saída saudável e excelente para a produção dos alimentos, não só no futuro, más hoje mesmo, em seu quintal, casa de campo, sítio, sacada etc. Esta técnica também é excelente em contexto educacional, eis que fornece condições ideais para o emprego de conhecimento em diversas áreas de estudo, além disso, possibilita as crianças cuidarem de todo sistema, plantando mudas, alimentando os peixes, podando as plantas e, por último, colhendo para uma bela refeição !

aquaponia2

 

Como-Funciona-a-Aquaponia-3

Como-Funciona-a-Aquaponia

 

Ciclo-do-Nitrogênio-Aquaponia4

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *